terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comunicação, Multimídia, Entretenimento, tudo ao alcance de um clique: Mídias Sociais



As Mídias Sociais representam um conjunto de ferramentas online, onde seus usuários usufruem para a troca de conteúdos gerados pelos mesmos, disseminando assim o conhecimento de forma descentralizada.

Com a breve descrição acima já podemos destacar a importância da interação entre pessoas pois a discussão e “contato” entre elas constroem conteúdo compartilhado.

Mas, algo que nos chama atenção é o poder que as mídias sociais possuem, seja desde informação de forma rápida a influência direta nos comportamentos de seus usuários, que em sua maioria são jovens de 15 a 24 anos, mas não limitando que pessoas de outras faixas de idade também tenham acesso.

E esse poder vem devido a liberdade de comunicação interativa somada a facilidade que algumas dessas ferramentas de mídias sociais possuem, sendo a maior destas as redes sociais. As mídias sociais hoje podem ser uma das maiores plataformas de influência, onde você pode atingir a muitos fazendo algo relativamente pequeno como por exemplo um simples post em um blog.

Aproveitando-se dessa força de comunicação as empresas tem mostrado cada vez mais ativas nas mídias sociais, pois ela é um instrumento poderoso na interação com o seu público alvo, podendo melhorar as vendas e também fazendo atendimentos aos mesmos clientes.

De acordo com o professor universitário estadunidense, Philip Kotler, as mídias sociais podem ser classificadas em Expressivas e Colaborativas.

Expressivas: São aquelas em que quem escreve o faz de forma a expressar as suas opiniões ou discutindo sobre determinados assuntos. Sendo que a mesma se subdivide em Comunicação, Multimídia e Entretenimento.

Comunicação:
* Blogs – Blogger, Wordpress.
* Microblogs – Twitter
* Redes Sociais – Facebook, LinkedIn, Hi5, Orkut.

Multimídia:
* Compartilhamento de fotos – Flickr, Picasa.
* Compartilhamento de vídeo – YouTube, Vimeo
* Livecasting ou transmissão ao vivo – Justin.tv, Twitcam.
* Compartilhamento de música/áudio – Jamendo, imeem.

Entretenimento:

* Mundos Virtuais – Second Life
* Jogos Online – Word of Warcraft
* Compartilhamento de Jogos – Miniclip.com

Colaborativas: São as mídias onde os usuários contribuem diretamente uns com os outros.

* Wiki – Wikipedia
* Social bookmarking / Agregadores de sites – Del.icio.us
* Sites de opiniões – Epinions

Bom... Essa foi minha contribuição do pouco que sei de mídias sociais, espero que gostem e acompanhem os próximos posts com mais deste tema tão abrangente quanto fascinante.

2 comentários:

  1. rapaz... como dizemos aqui na Bahia: "botou pocando!". gostei, ta muito bom o post! o/ xD

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Ainda vem muito mais, aguardem! ;]

    ResponderExcluir