segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sentimentos a Flor das Mídias Sociais


    

    Não é de hoje que o ser humano sente a necessidade de transmitir das mais variadas maneiras os sentimentos que trazem consigo nos mais diversos momentos para o mundo ao seu redor.

     Podemos facilmente perceber quando uma pessoa próxima a nós está triste, alegre, com raiva ou quaisquer outras sensações que estejam carregando em determinados momentos, pois até mesmo de forma involuntária elas deixam em pequenos instantes, transparecer seja em um tom na conversa ou em algum gesto físico o que pensam e/ou sentem.

    Mas, o que tem se tornado cada vez mais comum é a forma como estas mesmas pessoas tem usado as diferentes formas de mídias sociais para expor as sensações, alegrias e até mesmo frustrações vivenciadas. Teriam as mídias sociais também se tornado uma ferramenta de "desabafos"?

     Uma pergunta bastante intrigante né? Mas, também muito difícil de ser respondida de forma precisa.

     Torcedores expressam através do Twitter, Facebook, entre outras mídias em dia de jogo do seu time do coração em palavras a cada tweet, compartilhamento, post e por aí vai o nervosismo a cada gol perdido ou euforia a cada gol feito. E o que dizer dos diversos eventos que são transmitidos pela internet? Durante o Rock'n Rio vários comentários eram deixados sobre as bandas favoritas que se apresentavam.

    Mas, o que tem chamado bastante atenção nos últimos tempos são as manifestações que vem sendo organizadas por meio das ferramentas de mídias online. 

    As mídias sociais tem se tornado um porta voz muito forte para os mais diversos movimentos, sejam eles políticos ou a nível solidário, mostrando assim, que os sentimentos deixaram de serem vistos somente como "a flor da pele" e assim sendo transparecido de forma coletiva.

   No entanto, devemos ter muito cuidado com a dosagem do sentimentos que buscamos traduzir em palavras, pois não podemos nos esquecer que no mundo virtual nunca estamos sozinhos e o que se escreve pode afetar de forma positiva, o que trás consequências boas não só para quem transcreve, mas também para quem as lê, como também pode afetar de forma negativa, onde nesta condição pode gerar grandes problemas que podem até levar a conflitos judiciais e com isso gerando muitas dores de cabeça à todos os envolvidos.

    Bom... Com este post deixo a vocês, queridos leitores, uma questão para que possamos refletir um pouco mais sobre o que as mídias sociais, em destaque as redes sociais, têm se tornado para seus mais diversos tipos de usuários e o que estas ferramentas podem trazer como consequência de acordo com a forma que são usadas.

     Espero que tenham gostado e até o próximo post!  ;] 

     
      

5 comentários:

  1. Um bom post com um tema relevante...

    Eu penso que a maioria das pessoas que utilizam as redes sociais sabe que aquilo que é dito pode ter consequências futuras.

    Mas devido a natureza instantânea de algumas redes sociais como o Twitter as pessoas acabam falando sem pensar (e eu me coloco nesse grupo) e quando se dão conta que foi uma colocação infeliz já pode ser tarde de mais.

    Você deu a fórmula certa para a utilização das redes sociais, Moderação e pensar muito antes de sair falando qualquer coisa por aí.

    ResponderExcluir
  2. Exato Brayan, fiz este post porque tenho visto muitas notícias que são geradas devido a má utilização das mídias sociais.

    E o alerta para usar com moderação não é algo que deve ser novidade. ;]

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema abordado.

    Penso que justamente serve para refletirmos sobre como estas volúpias de nossos sentimentos expressados podem impactar nos leitores e seguidores de nossos textos.
    Acho que a moderação cabe a todo lugar e este post serve muito bem a este propósito!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Derick que bom que gostou!

    Realmente, temos que ter cuidado com o que postamos, pois existem seguidores que em um determinado momento podem estar precisando ver algo que possam ajudá-los a tomar alguma decisão e para isso é sempre bom analisar bastante o que se escreve nas mídias. ;]

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o bom senso das pessoas devam barrar e filtrar estas informações... para que não possam ser infectadas com maus pensamentos baseados em desabafos impensados.
    Mas infelizmente o que se vê hoje em dia são pessoas que tem preguiça de pensar e tomam o pensamento de outrem como sendo seus próprios, por isso a necessidade do cuidado com o que se escreve!
    Quem sabe um dia isso não muda!

    ResponderExcluir